O que acontece se eu ligar uma lâmpada 127V no 220V?
Aplicar produtos de tensão 127 volts em instalações de 220 volts provoca a queima imediata do produto.
Portanto, antes de fazer a instalação verifique se a tensão do circuito corresponde à da lâmpada.
O que é temperatura de cor?
Temperatura de cor é a grandeza que expressa a aparência de cor da luz, medida em graus Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca será a luz. Por exemplo, uma luz branca fria possui temperatura de cor de 6500K e sua aparência já assume uma tonalidade mais azulada. Já uma luz branca neutra, de temperatura de cor aproximada de 4000K, possui uma tonalidade mais branca, encontrada bastante em escritórios. Por sua vez, quanto menor for a temperatura de cor, mais amarelada será a luz, ou seja, entre 1800K e 2400K, temos uma temperatura de cor bem amarelada (âmbar), trazendo aquele visual mais vintage. Já na faixa de 3000K, temos a luz branca quente, ou amarelada.
Devo comprar a lâmpada LED por potência ou fluxo luminoso?
"Sua escolha por uma lâmpada LED deve sempre ser feita com base no fluxo luminoso, ou a quantidade total de luz emitida. Esta informação está presente na embalagem dos produtos ou até mesmo no comparativo de equivalência com lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Lembre-se: quanto maior o fluxo luminoso e menor a potência, mais eficiente será a lâmpada, ou seja, estará iluminando mais, consumindo menos.
É importante destacar que lâmpadas de mesma potência podem gerar fluxos luminosos distintos por diferença na construção da lâmpada. Neste caso, lembre-se do que dissemos acima - Sempre escolha a lâmpada mais eficiente (menor potência e maior fluxo)."
O que é fator de potência?
É um parâmetro de extrema importância quando falamos de iluminação.
Nada mais é do que a relação entre o fluxo luminoso produzida pela lâmpada (quantidade de luz emitida) e a energia elétrica consumida.
Quanto maior esta grandeza, mais eficiente é a lâmpada.
O que é corrente elétrica?
A corrente elétrica designa o movimento ordenado de cargas elétricas (partículas eletrizadas chamadas de íons ou elétrons) dentro de um sistema condutor. Sua unidade de medida é o Ampere (A) e é simbolizado pela letra I.
O que é Potência Elétrica?
Potência elétrica é definida como a rapidez com que um trabalho é realizado.
Ou seja, é a medida do trabalho realizado por uma unidade de tempo.
Sua unidade de medida é Watts (W) e é simbolizado pela letra P.
O que é Tensão Elétrica?
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico estabelecido entre dois pontos que motiva a movimentação de cargas elétricas. Sua unidade de medida é Volt e simbolizado pela letra V.
O que significa IRC, ou Índice de reprodução de cor?
"É a medida correspondente entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte luminosa. Idealmente, uma boa fonte luminosa deve possibilitar ao olho humano perceber as cores corretamente, convergvindo para o mais póximo da luz do dia. Lâmpadas com IRC entre 80 e 100 são as que produzem mais fielmente as cores dos objetos iluminados."
O que é ângulo de abertura?
É o termo referente ao grau que uma determinada quantidade de luz é emitida. ângulo formado pelo cone de luz projetado pela fonte luminosa. Saber o ângulo de abertura é extremamente importante para criar uma iluminação adequada e que esteja em harmonia com o ambiente no qual está inserida.
O que é Fluxo luminoso?
É a quantidade total de luz emitida em todas as direções por uma fonte luminosa.
O que eu faço com minha lâmpada fluorescente usada?
Por sua composição, as lâmpadas fluorescentes apresentam perigos à saúde e ao meio ambiente e devem ser descartadas em locais adequados. Para sua proteção, nunca quebre uma lâmpada fluorescente ou fique em contato com uma lâmpada quebrada. Grandes distribuidores varejistas disponibilizam locais para descarte. Para saber mais, acesse o site
https://reciclus.org.br/
O que significa IP, ou Índice de proteção?
Índice de proteção é um padrão internacional definido pela norma IEC 60529. Ele especifica a resistência e a aplicabilidade do produto para uso interno ou externo dos ambientes. O código IP é composto de dois dígitos: o primeiro (0-6) é relativo à proteção contra objetos ou materiais sólidos, e o segundo, relativo à proteção contra água (0-8). Lâmpadas LED são, normalmente IP20, ou seja, para uso interno e não resistente à água.
Posso instalar uma luminária ou lâmpada LED em lugares muito úmidos?
Pode sim, desde que esteja utilizando os produtos corretos. Áreas externas ou sob forte influência climática, como presença de água ou umidade, exigem o uso de produtos de iluminação com um índice de proteção mais elevado. Portanto, nesses casos, antes de escolher uma luminária ou lâmpada LED, analise o IP (Índice de Proteção) descrito na embalagem. Caso o IP seja igual ou maior que 65, o produto pode ser utilizado em área externa pois possui resistência a jatos de água ou no caso de IP67 submersão temporária. Produtos que ficam submersos por tempos prolongados exigem proteção IP68.
Posso instalar uma luminária ou lâmpada LED em lugares muito frios?
Pode sim, desde que esteja utilizando os produtos corretos. Um ambiente mais frio facilita a troca de calor da lâmpada ajudando no seu funcionamento, desde que obedecidos os limites descritos na embalagem do produto.
Posso instalar uma luminária ou lâmpada LED em lugares muito quentes?
O LED, como a maioria dos componentes eletrônicos, não trabalha bem com altas temperaturas. O excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. A aplicação do produto dentro da banda de temperatura ambiente especificada é fundamental para a manutenção da vida útil e da garantia do produto. Esta informação está presente na embalagem do produto.
Como funcionam os drivers no mundo da iluminação?
Primeiramente é importante definir o que é um driver: É um dispositivo controlador de tensão, e/ou corrente, utilizado para alimentar adequadamente as fontes luminosas LED que não possuem driver integrado. O seu funcionamento é o que mantém a tensão da rede elétrica com as especificações de tensão do equipamento.
Ao substituir minhas lâmpadas por modelos de LED, tenho que mudar o soquete?
Não necessariamente, pois o portfólio de lâmpadas LED foi idealizado com base no portfólio das lâmpadas convencionais, já oferecendo as bases adequadas para as aplicações. Basta checar a baste da lâmpada que deseja ser trocada e encontrar o substituto correto em LED.
Quais tipos de bases uma lâmpada LED possui?
O portfólio de lâmpadas da Philips oferece uma ampla gama das bases mais utilizadas no mercado, sendo os principais modelos:
E27 (rosca comum, muito utilizada em bulbos, PAR20, PAR30 e PAR38)
E14 (rosca de menor diâmetro - vela)
GU10 (bipino, muito utilizada em PAR16, AR70 e AR111)
G5 e G13 (bipino – tubulares T5 e T8)
G9 (bipino – decorativas mini G9)
O que é vida útil (L70)?
Vida útil L70 equivale ao tempo em que a fonte de luz LED leva, até que seu fluxo luminoso atinja 70% em relação ao fluxo luminoso inicial. As lâmpadas LED não costumam apresentar queima súbita como outras tecnologias, mas apresentam perda gradual de luminosidade e qualidade da luz ao longo do tempo. Exemplo: L70 25.000 horas - Significa que esta lâmpada terá uma depreciação de 30% do seu fluxo luminoso quando utilizada por 25.000 horas - Neste momento é recomendada a troca por uma nova lâmpada.
O LED esquenta?
Sim, em função da potência total instalada. Este calor é dissipado através da estrutura do produto (fita led, luminária, lâmpada) e transferido ao ambiente. Quanto melhor for a dissipação e transferência de calor para o ambiente, maior será a vida útil do produto. Um bom design térmico e componentes de qualidade garantem que a temperatura fique dentro dos limites especificados pelo fabricante.
A lâmpada LED também queima?
Sim. As lâmpadas LED podem queimar se operarem em condições que excedam as especificações de tensão, temperatura ambiente, umidade ou de qualquer outro uso indevido. Outra possibilidade é a necessidade da troca após a lâmpada/luminária/fita atingir a vida útil especificada na embalagem.
Posso substituir todos os tipos de lâmpadas por LED?
A grande maioria das lâmpadas convencionais pode ser substituída por lâmpadas LED, basta encontrar o modelo e equivalência adequada nas especificações técnicas do produto. Importante também certificar que a instalação será feita adequadamente pois alguns modelos de lâmpadas LED passaram a contar com o driver integrado, substituindo o conjunto de lâmpada convencional e reator eletrônico ou eletromagnético.
Quais cores de LED existem?
A versatilidade da tecnologia LED permite a emissão de luz em todas as cores do espectro visível. Temperatura de cor é a grandeza que expressa a aparência de cor da luz, medida em graus Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca será a luz. Por exemplo, uma luz branca fria possui temperatura de cor de 6500K e sua aparência já assume uma tonalidade mais azulada. Já uma luz branca neutra, de temperatura de cor aproximada de 4000K, possui uma tonalidade mais branca, encontrada bastante em escritórios. Por sua vez, quanto menor for a temperatura de cor, mais amarelada será a luz, ou seja, entre 1800K e 2400K, temos uma temperatura de cor bem amarelada (âmbar), trazendo aquele visual mais vintage. Já na faixa de 3000K, temos a luz branca quente, ou amarelada.
Lâmpadas LED poluem o meio ambiente?
As lâmpadas LED não têm em sua composição substâncias tóxicas como o mercúrio ou outros metais pesados. Atualmente não existe no Brasil tratamento especial para descarte, mas recomenda-se que sejam descartadas em local apropriado de lixo eletrônico que permita a reciclagem do material. A Recicladora Urbana também faz parte do sistema B e é especializada na gestão sustentável de resíduos com tripla garantia (www.recicladoraurbana.com.br).
Estou realmente iluminando com eficiência ao usar produtos de iluminação LED?
Com certeza! A tecnologia LED é sustentável e durável, isso a torna muito eficiente. Proporciona maior economia no consumo de eletricidade, além de segurança e estabilidade na iluminação, dispensando revisões e trocas frequentes ou consumo excessivo, mesmo quando chega ao fim da sua vida útil.
Diferente das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o LED transforma diretamente a energia elétrica recebida em luz. A maior parte da energia recebida pelo diodo emissor é convertida em luz, o que gera um aproveitamento muito maior.
O que é um LED?
LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste em um componente eletrônico capaz de converter energia elétrica em radiação. Quando energizado, emite luz visível a olho nu.